Blog
Tecnova

Publicado em: sexta, 11 de outubro de 2019 às 16:59

Qual lâmpada escolher para economizar energia

Qual lâmpada escolher para economizar energia

O uso da iluminação artificial, devido às mudanças de estilo de vida, vem sendo utilizado com muito mais frequência, nas residências, nas escolas, no trabalho e no lazer. Estendemos nossas atividades muito além do pôr do sol e o ato de “ligar a luz” é feito por milhões, bilhões de pessoas em todo o mundo. Esse simples ato tem sido estudado há muito tempo pela indústria, laboratórios e universidades, a fim de desenvolver produtos cada vez mais eficientes. Os resultados desses estudos já estão a nossa disposição nas prateleiras dos supermercados e lojas de material elétrico. Vamos entender qual lâmpada escolher em função da eficiência e economia de energia.

 

Como medir a eficiência energética de uma lâmpada

O objetivo de uma lâmpada é iluminar, então a eficiência energética da lâmpada é o quanto da energia que ela recebe será transformada em luz. Duas unidades devem ser consideradas para medir a eficiência energética: a potência (Watts - W), ou quantidade de energia elétrica para alimentar a lâmpada; e os lúmens (Lm), quantidade de luz produzida.

A eficiência energética é obtida através da divisão de lúmens (Lm) produzidos pela potência (Watts - W) consumida (Lm/W). Com essas informações fica mais fácil entender a eficiência de cada tipo de lâmpada.


Lâmpadas Incandescentes

Esse tipo de lâmpada foi proibido de ser comercializado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) desde 2016. Por terem sido usadas durante muitas décadas, servem de referência na comparação com as outras tecnologias. A eficiência da lâmpada incandescente é muito baixa com aproveitamento de apenas 8% da energia convertida em iluminação, desperdiçando 92% dessa energia na forma de calor.

Uma lâmpada incandescente de 100W, produz uma luminosidade de 1300 lúmens. Sua eficiência energética é de 13 lúmens por Watt. O tempo de vida útil de uma lâmpada incandescente era de 1.000 horas.

 

Lâmpadas Fluorescentes Compactas

São compostas por um vidro coberto por um material a base fósforo e dentro há gases em baixa pressão que se ionizam sob corrente elétrica. Já existem modelos com alguns componentes recicláveis e teor de mercúrio bastante reduzido.

Uma lâmpada fluorescente compacta de 20W, produz uma luminosidade de 1280 lúmens. Sua eficiência energética é de 64 lúmens por Watt. O tempo de vida útil de uma lâmpada fluorescente compacta é de 6.000 horas.

 

Lâmpadas de LED

Dentro das lâmpadas existe uma fita de LED que produz luz quando essa fita é percorrida por energia elétrica. Não tem filamentos, como na incandescente, e nem gás em seu interior. Essa lâmpadas também não precisam de reator. A sigla LED (Light Emitting Diode) significa, em português, Diodo Emissor de Luz. Os diodos são dispositivos muito usados em celulares, televisores, computadores e muitos outros aparelhos eletrônicos. O flash da câmera dos celulares é feito de LED.

Uma lâmpada de LED de 15W, produz uma luminosidade de 1320 lúmens. Sua eficiência energética é de 88 lúmens por Watt. O tempo de vida útil de uma lâmpada LED é de 30.000 horas.

 

Comparação entre as 3 lâmpadas

Para que as informações acima fiquem mais acessíveis veja abaixo o comparativo entre as 3 lâmpadas.

Tipo de Lâmpada

Luminosidade (lúmen - lm)

Potência
(watt - w)

Eficiência
(lm/w)

Vida Útil
(horas - h)

Incandescente

1300

100

13

1000

Fluorescente

1280

20

64

6000

LED

1320

15

88

30000

Com a tabela fica mais fácil entender os números. Repare que todas as lâmpadas produzem luminosidades parecidas em torno dos 1300 lúmens. A eficiência varia devido ao consumo de energia de cada uma delas. A lâmpada LED produz 1320 lúmens consumindo apenas 15 watts e uma lâmpada incandescente precisa de 100 watts para produzir uma luminosidade muito próxima. A diferença de tempo de vida útil entre os três tipos de lâmpadas também é um ponto de diferenciação das lâmpadas LED.

 

Tecnova. Inovar hoje para transformar sempre.

Entrar em contato