Blog
Tecnova

Publicado em: terça, 27 de agosto de 2019 às 15:45

Entenda o Conceito 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Entenda o Conceito 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Antes da segunda guerra mundial os hábitos de consumo no mundo eram muito diferentes. As pessoas compravam alimentos em grandes volumes, não em pacotes, e faziam sopas com o que sobrava das refeições. Os brinquedos eram feitos de latas e caixas velhas, usadas como embalagens para produtos mais sofisticados. Até quem tinha melhores condições de vida não abria mão de seus pertences. Nada era jogado fora.

De 1950 para cá, um número cada vez maior de pessoas passou a ter condições de consumo, adquirindo bens dos mais variados tipos. Não fazia mais sentido reutilizar já que grande parte dos bens podiam ser substituídos rapidamente. Assim, quando não eram mais necessários, simplesmente eram jogados fora.

Porém, a cultura dos bens descartáveis criou inúmeros problemas e a reciclagem começou a ganhar força passando a ser uma ideia muito sensata. Até mesmo a indústria, que se valeu do consumo desenfreado dos bens de consumo, percebeu que os recursos naturais não seriam suficientes para atender a uma população que crescia em níveis altíssimos. Então, a partir de boas iniciativas ganhou força o conceito dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Reduzir

É a diminuição da geração de resíduos pela preservação da fonte ou eliminando o desperdício. Um exemplo de preservação da fonte é a redução da extração de minérios através do aproveitamento de aparas e sobras de produção ou produtos descartados devido ao fim de sua vida útil. Como exemplo de eliminação de desperdício é o consumo racional da água, da energia elétrica e de combustíveis. O objetivo é adquirir bens ou serviços que atendam estritamente nossas necessidades. Além do aspecto financeiro, a redução do consumo e da geração de resíduos é muito importante para preservação do Meio Ambiente.

Atitudes para redução de consumo:

- Tomar banhos curtos;

- Manter a rede hidráulica em perfeitas condições evitando que aconteçam vazamentos;

- Sempre que possível usar aquecimento solar;

- Apagar lâmpadas em cômodos desocupados;

- Substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED;

- Quando tiver que fazer percursos curtos, deixe o carro na garagem e vá a pé ou de bicicleta;

- Use mais transporte público.

Reutilizar

Reutilizar significa usar coisas em outras finalidades. Simplesmente descartar algo por não nos servir mais, além de poluir o meio ambiente, se não for descartado da forma correta, também há o desperdício da energia e da matéria prima que foi usada para a fabricação. Reutilizar é também passar algo de uma pessoa, que não faz mais uso, para outra que pode estar precisando muito desse objeto. Um exemplo desse tipo de reutilização são as campanhas de agasalho, quando doamos roupas boas para quem não tem condições de comprar. Os brechós e briques também são exemplos de reutilização, com um viés comercial, disponibilizando roupas e móveis usados, muitas com maior qualidade que os produtos novos.

Atitudes para reutilização:

- Uma roupa com algum defeito pode ser reparada ou transformada em outra peça;

- Computadores, mesmo que desatualizados tecnologicamente, podem ser usados em comunidades carentes para cursos de informática;

- Garrafas PET e potes plásticos podem ser transformados em uma infinidade de itens como vasos para plantas e objetos de decoração;

- Documentos que não tem mais valor podem ser usados como rascunho ou outras impressões usando o lado em branco;

- A água usada para lavar a roupa pode ser reutilizada para lavar uma calçada.

Reciclar

A reciclagem, diferentemente dos outros dois erres (Reduzir e Reutilizar), reaproveita o lixo transformando-o novamente em matéria prima que fará parte de um novo ciclo produtivo. Quase todos os tipos de lixo, orgânico e seco, podem ser reciclados.

Atitudes recomendadas para a reciclagem:

- Separação do lixo orgânico do seco, na origem (indústria, comércio e residências), para que não haja contaminação;

- Encaminhar o lixo seco para pessoas, entidades ou empresas recicladoras;

- Na indústria, separar aparas e descartes de acordo com o tipo de matéria prima (aço, ferro, alumínio, papel de embalagens, plásticos, etc.).

O conceito dos 3 Rs deve fazer parte da cultura de todos, independentemente da condição social. É um compromisso que devemos assumir com o meio ambiente em que vivemos e nossa responsabilidade de entregar para as novas gerações um mundo melhor para se viver.

 

Tecnova. Inovar hoje para transformar sempre.

Entrar em contato